O que são Paradigmas de Programação?

Esse tipo de linguagem exige muito conhecimento de quem a programa (inclusive relacionado à forma com que o processador opera uma instrução-máquina). Um dos paradigmas mais utilizados e que ficou popular por estar ligado à linguagem Java, C++, C# e Python. A codificação não é através da descrição, mas da criação de um objeto e determinação de estados, comportamentos, ações e interações com outros objetos. Nela, o programador insere um dado de entrada, que é aplicado dentro dessas funções, e obtém um dado de saída. Em vez de inserir um comando, são as variações de funções que modificam os resultados encontrados e, dentro da lógica de programação, a solução alcançada. Neste paradigma, criado por Alonzo Church, o modelo é guiado por funções matemáticas, ou seja, equações.

  • A programação estruturada também é referida alternadamente como programação modular.
  • O paradigma lógico é um tanto distinto dos demais paradigmas e deriva do declarativo.
  • No entanto, o aumento do número de unidades de processamento e a complexidade do programa podem levar a mais sobrecarga de sincronização, o que pode reduzir o desempenho geral do programa.
  • Por exemplo, COBOL usa termos como file (para identificar arquivos), move (para mover arquivos) e copy (para copiar arquivos).
  • O uso de funções tem como base o uso do cálculo lambda, conceito desenvolvido ainda na década de 30 por Alonzo Church.
  • Podemos usar essa função construtora diversas vezes ao longo do código, demonstrando a questão da reutilização do código.

Os conceitos em questão são o encapsulamento, a herança, as interfaces e o polimorfismo. Os principais paradigmas de programação são o imperativo, o funcional e o orientado a objetos. Cada um desses paradigmas tem suas próprias características, forças e fraquezas, e a escolha do paradigma correto depende dos requisitos específicos do projeto. O paradigma de programação imperativa é o mais antigo e mais utilizado até hoje.

Programação Imperativa

No Code, por outro lado, é uma abordagem ainda mais abstrata que elimina completamente a necessidade de codificação. Uma plataforma de No Code fornece uma interface gráfica ou entrada de linguagem natural para criar aplicativos, geralmente usando uma combinação de aprendizado de máquina, inteligência artificial e componentes pré-construídos. No Code código destina-se a permitir que usuários sem conhecimento técnico criem aplicativos de software. Low code e no code não são considerados https://tripleten.com.br/, mas sim abordagens ou metodologias de desenvolvimento que visam reduzir a quantidade de código que precisa ser escrito para criar aplicativos de software. A principal vantagem de usar a programação funcional é que ela pode levar a um código mais conciso e legível. Ao focar na computação de valores com base nas entradas, o código pode ser mais facilmente entendido e mantido.

Por outro lado, problemas mais complexos podem exigir a utilização de paradigmas como a programação orientada a objetos ou a programação funcional. Uma das razões pelas quais Python é tão poderoso é porque ela suporta vários paradigmas de programação. Nesta introdução, vamos explorar os diferentes paradigmas de linguagem de programação em Python e como eles podem ser aplicados para resolver problemas de programação. É importante que os desenvolvedores conheçam os diferentes paradigmas de programação e escolham aquele que é mais adequado para o problema específico que estão tentando resolver.

Funções, Procedimentos, Rotinas e Métodos

Isso pode ser feito usando memória compartilhada, memória distribuída ou passagem de mensagens, dependendo da arquitetura do sistema. Programas escritos em programação funcional usam funções, blocos de código construídos para agir como funções matemáticas. Desencoraja-se a mudança do valor das variáveis através de atribuição, fazendo grande uso de recursividade para isso.

Saiba um pouco mais sobre as linguagens de programação e seus principais paradigmas. Além das graduações, bacharelados e tecnólogos, o estudante pode realizar formações livres e cursos técnicos. Isso faz com que o profissional desenvolva um pensamento lógico complexo, voltado para a descoberta dos melhores métodos e soluções para os problemas apresentados.

Programação Orientada a Objetos:

Na década de 60, Edsger W. Dijkstra criticou o uso excessivo desse comando, trazendo como argumentos as complicações para interpretar os códigos e as dificuldades que isso gerava para a manutenção destes. Por exemplo, a linguagem JavaScript aceita os paradigmas funcional e orientado a objetos. Semelhantemente, a linguagem C++ suporta os paradigmas de linguagem imperativa e orientada a objetos. Nele, o fluxo de execução do software é baseado na ocorrência de eventos externos, normalmente disparados pelo usuário. Muito utilizado em recursos gráficos, o paradigma orientado a eventos é executado quando outros acontecimentos são desencadeados, tornando o usuário parte do processo de execução. Um exemplo disso é o clique em um botão para enviar um email, que desencadeia outras ações na máquina.

paradigmas de programação

Na programação orientada a objetos, o programa é dividido em objetos, que são instâncias de classes que contêm dados e métodos que manipulam esses dados. Os paradigmas de programação também oferecem flexibilidade e adaptabilidade aos desenvolvedores. Cada paradigma tem suas próprias técnicas e abordagens, o que significa que os desenvolvedores podem escolher o paradigma mais adequado para o problema específico que estão tentando resolver.